Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Perguntas frequentes


1 – Quando são realizados os processos seletivos para mestrado e para doutorado no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz?
O processo seletivo do mestrado, geralmente, ocorre no mês de março, enquanto o processo seletivo do doutorado ocorre em fluxo contínuo. Entretanto, o candidato deverá acompanhar as informações disponibilizadas na página do Programa (clique aqui).

2- Como entrar em contato com um possível orientador?
A listagem nominal e os contatos de e-mail dos orientadores habilitados no Programa estão disponíveis no item Perfil e Contatos (clique aqui) do menu Estrutura e Organização.

3- Como solicitar a inclusão de um coorientador?

O coorientador é definido como sendo aquele docente ou pesquisador pertencente, ou não, ao corpo docente ao Programa, com competência no tema da dissertação ou tese (comprovada por pesquisas, publicações e experiência acadêmica), chamado a contribuir como expertise complementar àquela do orientador, considerada indispensável à realização do projeto acadêmico do aluno de Pós-graduação.

A coorientação poderá ser exercida por apenas um coorientador por dissertação ou tese. O coorientador deverá ser indicado pelo orientador principal e submetido à avaliação da Comissão de Pós-graduação (CPG) do Programa no ato da matrícula do discente ou no prazo máximo de até 3 (três) meses após a matrícula do mestrando e 6 (seis) meses do doutorando.

O orientador do mestrando ou do doutorando deverá encaminhar correspondência à Coordenação do curso indicando o nome completo do coorientador e sua Instituição de origem e uma carta de anuência da Instituição de origem do coorientador. A Coordenação deverá submeter a solicitação à CPG, que avaliará sua pertinência. Essa correspondência deverá conter o nome do discente, o título do projeto de pesquisa e a justificativa da necessidade de coorientação, que deve ser baseada na complementaridade de atuação deste no projeto de pesquisa do aluno.

Para credenciamento de coorientador nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, a CPG deverá analisar a experiência do docente referente à temática e/ou metodologia do projeto, analisando o conjunto de suas atividades e a justificativa que fundamenta a necessidade da coorientação, enviada pelo orientador juntamente com o projeto de pesquisa do aluno e o Curriculum vitae do interessado.

Caberá ao coorientador colaborar na elaboração do plano de atividades e do projeto de pesquisa do aluno e colaborar no desenvolvimento de partes específicas do projeto de pesquisa, a critério do orientador.

O coorientador não poderá participar da Comissão Julgadora de qualificação e defesa. Vale lembrar que o coorientador não substitui o orientador automaticamente em nenhuma situação. No caso do coorientador utilizar as dependências da Fiocruz para o trabalho de coorientação, o orientador deverá encaminhar um termo de permissão de uso e responsabilidade devidamente preenchido e assinado.

Após a defesa da dissertação ou tese o coorientador, não sendo do corpo docente do Programa, será considerado automaticamente desvinculado do mesmo.

4- Qual o procedimento para submissão de projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa?
A Fiocruz possui um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Fiocruz), que analisa e avalia os aspectos éticos dos projetos experimentais com seres humanos, a fim de garantir o bem-estar dos envolvidos e o cumprimento da legislação em vigor. Para informações adicionais sobre o CEP clique aqui.

5- Todos os candidatos aprovados recebem bolsa?
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do IOC não garante a concessão de bolsas de estudo para todos os aprovados. As bolsas disponíveis serão distribuídas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, respeitando-se as normas de concessão das agências de fomento.

6- Como obter informações sobre inscrições e cancelamento de disciplinas?
Por meio do e-mail disciplina@ioc.fiocruz.br ou acessando a seção 'Secretaria Acadêmica: informações, formulários e documentos'.

7- Como sugerir o revisor e membros da banca examinadora e agendar a data de defesa?
O orientador deverá encaminhar e-mail à coordenação do Programa (pgbs@ioc.fiocruz.br) solicitando a defesa de dissertação/tese com antecedência mínima de 45 dias do prazo limite, indicando um pesquisador revisor e a sugestão da banca examinadora (titulares e suplentes) para avaliação pela Comissão de Pós-graduação do Programa. Juntamente com a solicitação, deve ser encaminhada a versão prévia (boneco) da dissertação em formato PDF. Para informações sobre agendamento do local, data e horário da defesa clique aqui.

8- Qual o procedimento para participação de membros externos na banca de defesa?
- Consultar a secretaria do Programa sobre a disponibilidade de recursos para pagamento de diárias e passagens para a participação de membros de outros estados.

- No caso de disponibilidade de verba, é necessário o preenchimento dos campos da ficha de agendamento, relacionados à solicitação de passagens e diárias: Nome, CPF, e-mail, telefones, instituição/estado, banco, nº agência, nº conta, itinerário da viagem, data/horário – ida e data/horário – volta.

- Para membros da banca residentes no Rio de Janeiro, basta preencher os seguintes campos: Nome, CPF, e-mail, telefones e instituição/estado.

9- Qual o prazo limite para defesa de dissertação ou tese?
As normas legais e regulamentares determinam que o curso de mestrado deverá ser concluído em até 24 meses e o doutorado em até 48 meses. Esses são os prazos limites de defesa.

10- Não consigo acessar a página do SIGA. O que faço?
Para que a Plataforma SIGA funcione de forma correta, o acesso deverá ser feito exclusivamente utilizando-se o navegador Internet Explorer.

11- Como posso me informar ou solicitar emissão de documentos?
Por meio do e-mail: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br.

* As informações publicadas podem estar sujeitas a alteração.

**Atualizado em 19/09/2013.

Voltar ao topoVoltar