Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Cooperação e Inserção Social


O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGBS/IOC/Fiocruz) participa da formação de doutores na Amazônia por meio do Programa de Cooperação de Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Educação na Amazônia de 2013: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), previsto no Termo de Cooperação nº 04/2012. A cooperação IOC-IFAC tem como objetivo promover a formação e capacitação de até 25 servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre nos seis Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os sete candidatos selecionados para participarem no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde iniciaram suas atividades no primeiro semestre de 2013.

O Programa participa também do convênio Capes/Fiocruz do Plano Brasil sem Miséria (BSM), que visa à formação de doutores em projetos em apoio à eliminação da pobreza extrema no Brasil em conformidade com as políticas do Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Até o momento, foram selecionados quatro projetos de doutorado que contemplam as temáticas esperadas pelo Plano Brasil Sem Miséria e que têm interface com a biodiversidade brasileira. Os alunos foram matriculados em agosto de 2012.

O PGBS atua também no programa ‘Expedições de Educação e Ciência para o Brasil Sem Miséria: Formação continuada para Saúde e Cidadania na Educação Básica’. Neste projeto, a Fiocruz e diversas instituições parceiras vão realizar oito expedições pelo interior do país, entre 2012 e 2014, em municípios brasileiros engajados no BSM, com atividades associadas a cursos de formação continuada de professores da Educação Básica.

Outra atuação do PGBS ocorre com o Curso de Extensão ‘Saúde Comunitária: uma construção de todos’, oferecido gratuitamente pelo IOC a moradores e agentes comunitários de saúde, de nível fundamental, médio e superior de bairros do entorno dos campi da Fiocruz, em Manguinhos e em Jacarepaguá-CFMA. O curso compartilha saberes e dialoga sobre saúde em áreas de alta vulnerabilidade social, com ações de promoção de saúde, vigilância e prevenção, com foco em identificação de saúde ambiental e humana. Interage diretamente com as escolas e os postos de saúde locais, integrando docentes e discentes do PGBS com a comunidade.

O Programa participa na formação de doutores no Amazonas por meio de parceria com Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLDM), em Manaus. O programa está em estruturação.

*Atualizado em 17/06/2016.

Voltar ao topoVoltar