Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Doutorado


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Confira aqui as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O curso de doutorado terá duração mínima de dois anos e máxima de quatro anos. O tempo regulamentar para integralização do curso dependerá da comprovação de frequência, aproveitamento nas disciplinas e defesa da tese. A carga horária total mínima para o curso de doutorado é de 2880 horas.                                  

Créditos obrigatórios

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGBS/IOC/Fiocruz) exige para a conclusão do curso de doutorado o número mínimo de 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas e de 160 (cento e sessenta) créditos para o trabalho de tese. Os alunos de doutorado podem, em princípio, aproveitar até 20 (vinte) créditos pela conclusão do mestrado obtido em área de concentração afim.

Aproveitamento de disciplinas

São consideradas disciplinas optativas todas as outras disciplinas oferecidas nos cursos de Programas de Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz ou de outras instituições universitárias ou de pesquisa desde que tenham conceito igual ou superior ao obtido pelo PGBS junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e desde que cursadas com aval, a priori, do orientador e validadas pela Comissão de Pós-graduação (CPG) do Programa.

Validação de créditos

Os alunos de doutorado do Programa poderão aproveitar, no máximo, seis créditos cursados em outros Programas de Pós-graduação, desde que sejam relacionados à área de concentração do Programa. Casos excepcionais deverão ser consultados anteriormente a participação do aluno nos cursos externos e avaliados pela CPG.

O prazo máximo para solicitar o aproveitamento de créditos cursados em outras instituições integrantes do sistema nacional de Pós-graduação será de quatro anos contados a partir da conclusão do mestrado. As equivalências e revalidação dos créditos deverão ser apresentadas em documento oficial, no qual deve constar o número de créditos, a carga horária, o período em que foi ministrado e a ementa da disciplina. Não serão validados os créditos correspondentes a disciplinas onde em que o aluno tenha obtido conceito C ou inferior.

*Atualizado em 28/08/2013.

Voltar ao topoVoltar