Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Mestrado


Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Confira aqui as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O curso de mestrado terá duração mínima de um ano e máxima de dois anos. O tempo regulamentar para integralização do curso dependerá da comprovação da frequência, aproveitamento nas disciplinas e defesa da dissertação. A carga horária total mínima para o curso de mestrado é de 1440 horas.

Créditos Obrigatórios

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGBS/IOC/Fiocruz) exige para a conclusão do curso de mestrado o número mínimo de 20 créditos, sendo obrigatórias as disciplinas Biodiversidade e Saúde Ambiental; Ética em pesquisa e bioética; Procedimentos de biossegurança em laboratórios de pesquisa; e participação no Centro de Estudos. O trabalho de dissertação valerá 80 (oitenta) créditos.

Aproveitamento de disciplinas

São consideradas disciplinas optativas todas as outras disciplinas oferecidas nos cursos de Programas de Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz ou de outras instituições universitárias ou de pesquisa desde que tenham conceito igual ou superior ao obtido pelo PGBS junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e desde que cursadas com aval, a priori, do orientador e validadas pela Comissão de Pós-graduação (CPG) do Programa.

Validação de créditos

Os alunos de mestrado do Programa poderão aproveitar, no máximo, quatro créditos cursados em outros Programas de Pós-graduação. Casos excepcionais deverão ser consultados anteriormente a participação do aluno nos cursos externos e avaliados pela CPG.

O prazo máximo para solicitar o aproveitamento de créditos cursados em outras instituições integrantes do sistema nacional de Pós-graduação deverá ser de quatro anos entre o seu cumprimento e a solicitação. As equivalências e validação dos créditos deverão ser apresentadas em documento oficial, no qual deve constar o número de créditos, a carga horária, o período em que foi ministrado e a ementa da disciplina. Não serão validados os créditos correspondentes a disciplinas em que o aluno tenha obtido conceito C ou inferior.

*Atualizado em 28/08/2013.

Voltar ao topoVoltar