Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Perguntas frequentes


1 – Quando são realizados os processos seletivos para mestrado e para doutorado no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz?

O processo seletivo do mestrado, ocorre duas vezes ao ano, enquanto o processo seletivo do doutorado ocorre em períodos alternados. Entretanto, o candidato deverá acompanhar as informações disponibilizadas na página do Programa (clique aqui).

2- Como entrar em contato com um possível orientador?

A listagem nominal e os contatos de e-mail dos orientadores habilitados no Programa estão disponíveis no item Perfil e Contatos (clique aqui) do menu Estrutura e Organização.

3- Como solicitar a inclusão de um coorientador?

As informações e orientações para inclusão de coorientador estão disponíveis aqui.

4- Qual o procedimento para submissão de projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa?

A Fiocruz possui um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Fiocruz), que analisa e avalia os aspectos éticos dos projetos experimentais com seres humanos, a fim de garantir o bem-estar dos envolvidos e o cumprimento da legislação em vigor. Para informações adicionais sobre o CEP clique aqui.

5- Todos os candidatos aprovados recebem bolsa?

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do IOC não garante a concessão de bolsas de estudo para todos os aprovados. As bolsas disponíveis serão distribuídas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, respeitando-se as normas de concessão das agências de fomento.

6- Como obter informações sobre inscrições e cancelamento de disciplinas?

Por meio do e-mail disciplina@ioc.fiocruz.br ou acessando a seção 'Secretaria Acadêmica: informações, formulários e documentos'.

7- Como sugerir o revisor e membros da banca examinadora e agendar a data de defesa?

O orientador deverá encaminhar e-mail à coordenação do Programa (pgbs@ioc.fiocruz.br) solicitando a defesa de dissertação/tese com antecedência mínima de 45 dias do prazo limite, indicando um pesquisador revisor e a sugestão da banca examinadora (titulares e suplentes) para avaliação pela Comissão de Pós-graduação do Programa. Juntamente com a solicitação, deve ser encaminhada a versão prévia (boneco) da dissertação em formato PDF e o aceite/submissão do artigo. Os detalhes sobre a composição de banca estão no item 7 do Regulamento. Para informações sobre agendamento do local, data e horário da defesa, envie e-mail para reservaensino@ioc.fiocruz.br.

8- Qual o procedimento para participação de membros externos na banca de defesa?

- Consultar a secretaria do Programa sobre a disponibilidade de recursos para pagamento de diárias e passagens para a participação de membros de outros estados.

- No caso de disponibilidade de verba, é necessário o preenchimento dos campos da ficha de agendamento, relacionados à solicitação de passagens e diárias: Nome, CPF, e-mail, telefones, instituição/estado, banco, nº agência, nº conta, itinerário da viagem, data/horário – ida e data/horário – volta.

- Para membros da banca residentes no Rio de Janeiro, basta preencher os seguintes campos: Nome, CPF, e-mail, telefones e instituição/estado.

9- Qual o prazo limite para defesa de dissertação ou tese?

As normas legais e regulamentares determinam que o curso de mestrado deverá ser concluído em até 24 meses e o doutorado em até 48 meses. Esses são os prazos limites de defesa.

10- Não consigo acessar a página do SIGA. O que faço?

Para que a Plataforma SIGA funcione de forma correta, o acesso deverá ser feito exclusivamente utilizando-se o navegador Internet Explorer.

11- Como posso me informar ou solicitar emissão de documentos?

Por meio do e-mail: atendimentoseac@ioc.fiocruz.br

Voltar ao topoVoltar