Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Secretaria Acadêmica


CALENDÁRIO ACADÊMICO 2025.2 -  Documento contém períodos e prazos para inscrições em disciplinas, início do segundo semestre letivo.

:: Solicitação de Declarações

Através do formulário acima, poderá solicitar as seguintes declarações:
Declaração de Matrícula: Documento emitido para alunos regularmente matriculados nos Programas e Cursos do IOC. Prazo de 7 dias úteis.

Histórico Parcial: Documento emitido para alunos regularmente matriculados nos Programas e Cursos do IOC. Prazo 15 dias úteis.

Declaração de Participação em Disciplina Isolada: Documento emitido para inscritos em disciplinas isoladas ofertadas pelos Programas do IOC, na condição de aluno externo ao Programa. O prazo da declaração pode variar de acordo com a liberação das notas e frequências pelo docente/coordenador da disciplina.

Declaração de Conclusão: Documento emitido para egressos dos Programas e Cursos do IOC. A emissão do documento está condicionado à entrega da versão definitiva do TCC/dissertação/tese. Prazo de 15 dias úteis

Histórico Escolar: Documento emitido para egressos dos Programas e Cursos do IOC. A emissão do documento está condicionado à entrega da versão definitiva do TCC/dissertação/tese. Prazo 30 dias úteis (após a entrega da versão final da tese/dissertação)

Outros documentos/declarações em língua estrangeira: Esta solicitação será avaliada, fique atento às comunicações por e-mail para atendimento. O prazo será definido após avaliação da solicitação.

:: Formulário de matrícula
Preenchimento obrigatório no ato da matrícula.

:: Formulário de Cadastro no Centro de Estudos
Para validação de crédito na disciplina Centro de Estudos o discente deverá entregar o formulário na Secretaria Acadêmica, preenchido e assinado comprovando participação das 15 palestras obrigatórias para discente dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu e 10 palestras obrigatórias para discentes dos Programas de Pós-graduação Lato sensu.

:: Ficha catalográfica:: Ficha catalográfica
O aluno deve seguir as orientações do Manual e utilizar o Sistema de Geração de Ficha Catalográfica da Rede de Bibliotecas Fiocruz, para gerar a ficha catalográfica de seu trabalho através do preenchimento dos campos do formulário, no formato de arquivo PDF (Portable Document Format), disponível para download e/ou impressão.

:Procedimentos de defesa
Ao atingir, no máximo, 22 meses no mestrado ou 46 meses no doutorado, o(a) aluno(a) deve iniciar o processo de agendamento da defesa de sua Tese/Dissertação/TCC, seguindo as etapas abaixo:

1ª Etapa – Pré-agendamento
Com pelo menos 60 dias de antecedência, reserve o local para a defesa enviando um e-mail ao Núcleo de Reservas: reservaensino@ioc.fiocruz.br.

2ª Etapa – Preenchimento do Formulário Eletrônico
Com no mínimo 45 dias de antecedência, preencha o formulário de solicitação de agendamento de defesa, informando o local/link repassado pelo Núcleo de Reservas e os dados completos da banca examinadora.

Atenção: Leia atentamente as instruções antes de preencher o formulário. Verifique cuidadosamente o nome completo e o vínculo institucional de cada membro da banca. Essas informações são fundamentais para a elaboração da documentação da sua defesa.

Acesse o formulário aqui!

3ª Etapa – Revisão das Informações e envio da Versão preliminar da Tese/Dissertação/TCC
Após o preenchimento do formulário, você receberá um e-mail automático contendo um anexo PDF com todas as informações que foram fornecidas. Ao receber este e-mail, revise cuidadosamente todos os dados, conferindo linha por linha.

Preste atenção especial às informações relacionadas à composição da banca examinadora, certificando-se de que:

  • >> Os nomes dos membros estejam escritos corretamente, respeitando eventuais acentos e grafias completas.
  • >> Os links dos currículos Lattes de todos os membros estejam funcionando corretamente.
  • >> Os links dos perfis ORCID de todos os membros estejam funcionando corretamente.
  • >> As instituições de origem de cada membro da banca estejam corretas e atualizadas.

Além da revisão dos dados, neste mesmo momento você deverá fazer o envio da Versão Preliminar da sua Tese/Dissertação/TCC.

Para isso, responda diretamente ao e-mail automático que você recebeu, anexando o arquivo da Versão Preliminar, e certifique-se de que está respondendo a todos os endereços de e-mail que estão copiados (em "Cc").

Atenção: Se o título da Tese/Dissertação/TCC incluir alguma formatação específica (como itálico, negrito, sublinhado etc.), este é o momento de informar a versão correta do título, destacando claramente a formatação desejada.

4ª Etapa – Aguardar Aprovação
Com todas as informações revisadas e corretas, aguarde o retorno da secretaria da Pós-Graduação com a aprovação da banca e a autorização para realização da defesa.

:: Termo de Autorização para publicação de teses e dissertações
O aluno tem 90 dias para entrega da versão final da dissertação ou tese, após a data de defesa. É obrigatória a entrega na Secretaria Acadêmica de 1 (uma) encadernação em espiral da dissertação ou tese, versão digital gravada em CD e do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações com assinatura do aluno e do orentador.

:: Modelo de dissertações e teses
No intuito de facilitar e padronizar a produção de dissertações e teses do IOC, as representações de alunos elaboraram um modelo padrão para. O uso do modelo não é obrigatório.

:: Formulário de Solicitação de Recursos
Os Programas dispõem de recursos orçamentários para financiamento de atividades ligadas à formação discente, tais como participações em Congressos Nacionais e Internacionais, cursos de formação, trabalhos de campo, entre outros.
A solicitação será analisada pela coordenação do Programa conforme critérios de concessão das agências de fomento e específicos de cada programa. A solicitação deve ser enviada com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data do evento.
É de responsabilidade do aluno/docente acompanhar as tratativas por e-mail.
Em caso de dúvidas entrar em contato através do e-mail projetos.ensino@ioc.fiocruz.br

:: Formulário de Solicitação de Validação de Disciplinas
Formulário deverá ser encaminhado à Secretaria do Programa através do email pgbs@ioc.fiocruz.br, acompanhado da anuência do orientador, de documentação oficial da instituição (curso de Pós-graduação recomendado pela Capes) onde foi originalmente cursada a disciplina, contendo nome do curso, da disciplina e do professor responsável, programa detalhado da disciplina, carga horária, método de avaliação utilizado e rendimento obtido para avaliação da Comissão de Pós-graduação (CPG).

:: Critérios para Acúmulo de Bolsa - Orientações CGE Adequações PPG - Portaria 133 CAPES

Atualizado em 28/04/2025

 

Voltar ao topoVoltar