O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi criado em 2010 para os níveis de Mestrado acadêmico e Doutorado. Atualmente, o Programa está credenciado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 5.
O Programa, visa formar mestres e doutores, envolvidos no processo de descrição (sistemática, taxonomia), entendimento da organização e evolução (sistemática, ecologia, biogeografia) e ainda, na conservação e uso (biologia da conservação, ciências ambientais e bioprospecção) da biodiversidade.
Pretende-se que o egresso do Programa tenha a capacidade de conduzir, criativa e autonomamente, pesquisas e de redigir texto científico de qualidade, evidenciado pela publicação ou submissão de artigo em periódico especializado. Deverão ainda estar aptos a despertar o interesse de seus alunos pela pesquisa e ensino, visando proporcionar uma percepção crítica dos problemas contemporâneos, refletindo no avanço do conhecimento em Biodiversidade e Saúde, bem como na troca de saberes com a sociedade.