22/12/2022
A estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Gabriella Aguiar de Souza Soares, participou do curso internacional “One Health perspective, a key for a sustainable future” (Perspectiva de Saúde Única, a chave para um futuro sustentável).
O curso foi realizado na One Health School, Universidade de Stavanger, Noruega, entre os dias 5 e 10 de dezembro de 2022.
Esta foi uma das principais atividades previstas no projeto “NorBra 2025”, parceria que inclui pesquisadores da Universidade de Stavanger (UiS), do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), da Fiocruz e de outras instituições parceiras na Noruega e Estados Unidos. O projeto é financiado pelo governo da Noruega através do Programa UTFORSK.
Gabriella apresentou o projeto “Influência da paisagem sobre a diversidade e prevalência de ectoparasitas de morcegos e agentes infecciosos associados na Mata Atlântica”, desenvolvido com orientação dos pesquisadores Ricardo Moratelli e Roberto Leonan.
“O programa foi muito bem estruturado. Tinha alunos e professores de diversas áreas, desde engenharia e economia até áreas dentro da biologia, como ecologia e microbiologia. De início foi um certo choque para mim e acho que para muitos dos alunos, porque quando pensamos em saúde única muitas vezes temos uma visão unilateral da nossa área. A interação com outros campos tão diferentes nos fez entender realmente o que é saúde única e como o conceito, e a sua prática, transpassam áreas ditas como exclusivas da saúde”, frisou Gabriella.