Biodiversidade e Saúde - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biodiversidade e saúde

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

02/08/2016

Corpo discente do IOC tem novos representantes


O processo eleitoral para a escolha dos representantes discentes do Instituto Oswaldo Cruz aconteceu no dia 29 de julho de 2016. Na ocasião, os estudantes Geovane Dias Lopes (Biologia Parasitária), Julianna Siciliano Araújo (Biologia Parasitária) e Ícaro Rodrigues dos Santos (Biologia Celular e Molecular) assumiram a responsabilidade de representar o corpo discente nos colegiados consultivos e deliberativos do Instituto. Em virtude da inscrição de uma única chapa, o pleito foi realizado em forma de Assembleia, conforme pré-estabelecido pelo regimento eleitoral elaborado pelos alunos.  “Teoricamente, o nosso trabalho começou em março com as discussões em torno do 8º Fórum de Alunos de Pós-graduação do IOC, previsto para novembro. Muitas demandas estudantis que temos em mãos são oriundas deste processo”, adiantou Geovane, que já está no segundo mandato como representante.

Para os novatos Julianna e Ícaro, a empreitada vem acompanhada de desafios, mas também de muita disposição. “Diante do cenário político-econômico do país, a possibilidade das demandas estudantis aumentarem é grande. Mas estamos preparados para lidar com elas”, comentou Julianna.

Dentre as novidades apresentadas está a mudança no processo de atendimento das demandas. O que antes era dividido entre grupos de trabalho, agora será analisado pelos representantes e encaminhado para o pós-graduando responsável pela representação do curso no qual o problema está relacionado. “Vamos trabalhar no esquema de ouvidoria. A demanda entrará e nós faremos uma análise para ver qual o nível do contexto resolutivo. Se for algo de competência do representante do curso, faremos o encaminhamento. Caso seja mais institucional, estabeleceremos uma ponte com a APG”, explicou Ícaro, que é membro da Associação de Pós-graduandos da Fiocruz (APG/Fiocruz).

Para falar com os representantes, tirar dúvidas, encaminhar sugestões e/ou outras demandas, basta enviar uma mensagem para o email aluno@ioc.fiocruz.br. Cabe ressaltar que o trio permanecerá no cargo até 2018, quando serão convocadas novas eleições. 

Kadu Cayres

Voltar ao topoVoltar